A maioria das mulheres passam mais da metade das suas vidas esperando, sonhando e idealizando o seu casamento, para depois, de tanto sufoco, descobrir que os seus maridos são monstros. Lobos em pele de cordeiro. É isso que muitos maridos são: lobos! É alarmante o número de mulheres que são espancadas por seus próprios companheiros, é assustador e revoltante.
Segundo um estudo feito pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em todo o país foram registrados, nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, 55 mil casos de violência doméstica contra a mulher, só no ano de 2005. Se incluirmos os casos registrados em outras delegacias, esse número aumenta para 160,8 mil. Estima-se que esse número somado aos casos que não são denunciados chegue há dois milhões de mulheres violentadas pelos seus maridos lobos.
Me pergunto como alguém pode casar com um monstro desses? Durante o namoro ele não demonstrou ou deu a entender que era violento? Lobos em pele que cordeiro, isso é o que eles são. Lobos.
Dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, mostram que esses lobos são os responsáveis por 7% da morte de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo todo. A pessoa com quem ela decidiu dividir sua vida, suas alegrias e tristezas é uma das principais responsáveis por sua morte.
Uma pesquisa realizada pelo site Copo de Leite, http://www.copodeleite.rits.org.br/, apontou que 66% das mulheres entrevistadas sofreram violência doméstica. Quem foram os agressores? Isso mesmo, eles, os lobos. Seus próprios maridos ou companheiros. A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade, divulgou que, a cada quatro minutos uma mulher é agredida, e que 70% dessas agressões são dentro de casa. Mais uma vez a mesma pergunta: por quem elas são agredidas? Mais uma vez, a mesma resposta: por seus parceiros. Os seus lobos disfarçados.
Depois de tantos dados, tanto sangue e tanta morte, o governo resolveu interferir, meter a colher no casamento dos outros. No dia 07 de agosto deste ano, Lula sancionou uma lei que protege as mulheres. A Lei Maria da Penha.
Maria da Penha é uma mulher de 60 anos de idade, que ficou tetraplégica, durante os anos 80, após sofrer duas tentativas de assassinato. Quem tentou matá-la? Sim, foi o seu esposo. Hoje ela é líder de movimentos em defesa dos direitos da mulher. Muito justa a homenagem. Nove anos depois seu agressor foi preso e condenado a 8 anos de prisão. Hoje está solto. Livre para espancar outras mulheres.
A nova lei vem pra proteger as mulheres como Maria Penha, vem para proteger todas as Marias, Joanas, Silvanas e Cicranas dos seus lobos. Agora os lobinhos deixaram de receber penas alternativas, como pagamento de cestas básicas e multas, e serão presos como qualquer bandido comum. O processo, o julgamento e a execução das causas seguirão as normas dos Códigos de Processos Penal e Processo Civil. A lei considera violência contra mulher, agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais.
Torço para essa lei não ser apenas mais uma. Que não caia no esquecimento como outras leis que temos por ai. E que se faça valer para todos, e não para alguns.
Se somos todos iguais perante a lei, que os lobos ricos paguem pelos seus erros igual aos lobos pobres. Que as mulheres pobres e ricas consigam fazer os seus maridos lobos pagarem o que devem, sem maiores ou menores benefícios.
Agora no fim, paro para pensar, que injustiça cometi com os lobos, que são duros e cruéis por instinto, por sobrevivência. Para sobreviver. Enquanto esses homens são cruéis e inescrupulosos sem uma explicação lógica, descente. E mesmo que as tivessem, nada justificaria.
Mariana Riccio
(artigo opinativo)
Um comentário:
ui que orgulho! minha amiga jornalista!!! como escreve bem hein?! parabéns Maroca, muito bom o artigo!!!
Postar um comentário