sábado, abril 08, 2006

Violência urbana

Violência sempre gera mais violência, o que acaba fazendo as pessoas terem medo. Viver em grandes centros urbanos vem se tornando desconfortável para a sociedade, pois o receio de ser violentado no meio da rua é grande.

Com toda essa onde de violência que vemos todo dia na televisão, pessoas sendo queimadas vivas em ônibus, seqüestros relâmpagos e assaltos, fica difícil de distinguir se estamos apenas em uma rotina comum de um país ou em plena guerra. Sair de casa se torna uma aventura, o medo de não voltar existe e é cada vez maior.

Vivendo no morro ou em prédios cercados de grades o risco parece ser o mesmo. Não existe mais lugar de risco, todos agora são. Ao deixar o filho na escola, o marido saindo pra trabalhar, a filha indo pro salão de beleza, a mulher em casa todos estão na mesma roda do destino. O salão pode ser assaltado, uma bala perdida, o condomínio inteiro devassado por armas, viver se torna uma tortura.

À vontade de deixar os grandes centros e se mudar para o campo aumenta, mas o medo da renda cair não deixa que todos tomem essa atitude, ao mesmo tempo, os homens do campo, saem de suas cidades em busca de dinheiro e uma vida mais digna, mas só encontram o desamparo de uma cidade grande, passam fome e frio, não arranjam dinheiro nem para voltar pra casa, e acabam roubando.

Mas não precisa sair do interior para passar por essas situações, nascer na cidade grande também já é uma luta. Luta contra fome, frio e a miséria. Essas são as principais causas do país está como está, com o caos instalado e medo reinando no lugar da tranqüilidade.
Texto escrito no final de 2005, para salvar meu irmão de uma recuperação... coincidência ou não, ele cabe direitinho nos últimos acontecimentos...

Nenhum comentário: