sábado, maio 01, 2010

Manobras da educação

Ser professor da rede pública não é uma tarefa fácil. As condições das escolas são deploravéis, muitas mal tem carteiras, biblioteca com livros é luxo. Sem falar do sálario do professor, que além de pouco atrasa mais do que noiva desorientada. Mas, o interessante é que não é só aqui no Brasil que o profissional de ensino da rede pública é mal remunerado, nos Estados Unidos não é diferente, às vezes, os professores são humilhados pelos alunos, que possuim uma classe social muito mais alta do que a deles. A diferença é que aqui, quem tem o minimo de dinheiro não vai para escola pública vai para a particular, já nos EUA escola particular é para poucos, nata da nata, ser rico não é o suficiente.
O professor mal consegue dá uma aula inteira, quem dirá se preocupar com outros detalhes. O ideal é que para o aprendeizado seja completo o aluno estude em casa e leia muito. Mas, vamos combinar, as crianças quase não tem o habito da leitura, alias, conheço uma porção de “gente grande”, inclusive profissionais de comunicação que não lêem nem dois livros por ano. Esse é um problema geral. Seja aqui ou em qualquer lugar.
Preocupados com a situação das crianças do ensino fundamental da rede publica em Orange County na California, os professores de lingua, se juntaram em horario extra curricular – leia-se sem pagamento extra – e bolaram um plano de ação para estimular a leitura dos pirralhos da escola. Eles fizeram uma versão da musica do Black Eye Peas, I Gotta a Feeling e gravaram um video clipe com todos os professores, coordenadores e principalmente, com todas as crianças da escola.
Salvo engano, a diretora mandou o video para Oprah, que se emocionou com a ação e exibiu o video em seu Talking Show, fez algumas ligações que rendeu uma biblioteca renovada para a OCEE Middle School, só Oprah doou 5 mil livros para escola. Crê? 5 MIL! Essas ligações, mais a exibição do video na tv, gerou uma comoção geral no país e as doações não pararam.

Segue o video: Gotta Keep Reading – OCEE Middle School





A duvida é: e as crianças do ensino medio de Orange County começaram a ler depois de todo esse insentivo?

Nenhum comentário: